quarta-feira, 7 de outubro de 2009

OS CINCO SENTIDOS DA POESIA





Ontem pensei: vou parar de fazer poesia
Mas como parar se a poesia está em mim
Estava entediada, me sentindo abandonada
Sem forças pra reagir,
Sem forças para seguir
Mas como não escrever o que sinto
O que vejo, o que cheiro, o que toco???
Como o ser humano usa os cinco sentidos pra viver
Também o poeta usa os cinco sentidos para escrever
Para expressar mil sensações de vida
Se vê a flor sente o cheiro e sua beleza
A chuva fina que cai inspira um poema de amor
O sol a pino ardente um texto erótico, quente
Da cama vazia faz um poema de saudade
Da dor do abandono escreve a desilusão
A infância traz doces lembranças
O poeta não tem idade, vive o momento,
Nostalgia e saudade
Não tem jeito
Em tudo o poeta coloca seu coração
Então se até o tédio me inspira
Imagina a alegria de estar viva e poder disso falar
Por isso acredito sou a própria poesia
e não posso deixar de minha vida poetisar.
Assumo então agora e já
Sou poeta, poetisa, não importa o feminino certo
Importa sim o sentimento desperto
A sensação vivida e descrita
Através de palavras, através da escrita
E assim mais que de repente,
Num repente de emoção abro o coração e escrevo
Faço nova poesia e me emociono com o que escrevi
Não quero ser melosa, nem tanto melodiosa
Quero ser poética e abrir a alma
Pra escrever o mais belo poema
Pra comemorar a vida.

(Vera Helena)

Um comentário:

  1. Lindo texto- verdadeiro e poético.
    Ser poeta é isso - cantar a vida em verso ou em prosa - é gratificante e belo - desde o sublime ao singelo- poetar é pra quem sabe amar.
    Beijos

    ResponderExcluir