segunda-feira, 29 de abril de 2013

Maravilhar-se


O conhecimento destrói a capacidade de maravilhar-se. O maravilhar-se é uma das experiências mais valiosas da vida, e o conhecimento o destrói.

Quanto mais você conhece, menos você se maravilha, e quanto menos você se maravilha, menos a vida significa para você.

Você não está animado com a vida, não está surpreso – você começa a ficar indiferente às coisas.

O coração inocente está continuamente maravilhado, como uma criancinha juntando conchas ou pedras coloridas na praia, ou correndo para lá e para cá em um jardim atrás de borboletas e se surpreendendo com tudo. É por isso que as crianças fazem muitas perguntas.

Se você for dar um passeio com uma criança, começará a se sentir exausto, porque a criança fica perguntandosobre isso e aquilo, fazendo perguntas que não podem ser respondidas: “Por que as árvores são verdes?”; e: “Por que a rosa tem essa cor?”

Mas por que a criança está perguntando? Ela está intrigada, está interessada em tudo. A palavra interesse vem de uma raiz que significa “estar envolvido”: inter-esse. A criança está envolvida com tudo o que está acontecendo.

Quanto mais você se torna culto, menos permanece envolvido com a vida. Você simplesmente passa... não está interessado na vaca, no cachorro, na roseira, no sol e no pássaro; você não está interessado.

Sua mente ficou muito estreita; você apenas vai ao escritório e volta para casa, está apenas correndo atrás de mais e mais dinheiro, e isso é tudo. Ou atrás de poder, mas você não está mais relacionado com a vida em sua multidimensionalidade. 

Estar maravilhado é relacionar-se com tudo e estar constantemente receptivo.


(Osho, )

Um comentário:

  1. Infelizmente isso acontece com muitas pessoas... E principalmente com aquelas que alcançaram um determinado "status" social pelo grau de conhecimento que elas detêm, pois passam a se achar melhores que as outras e a humildade dar lugar a arrogância e acabam julgando as coisas simples da vida como indignas de serem apreciadas por elas. Com isso, perdem o interesse e a capacidade de maravilhar-se.

    ResponderExcluir