quarta-feira, 10 de junho de 2009

Frases atribuídas à Clarice Lispector

"É tão difícil falar e dizer coisas que não podem ser ditas. É tão silencioso. Como traduzir o silêncio do encontro real entre nós dois? Dificílimo contar. Olhei pra você fixamente por instantes. Tais momentos são meu segredo. Houve o que se chama de comunhão perfeita. Eu chamo isto de estado agudo de felicidade."


"Pois existe a trajetória, e a trajetória não é apenas um modo de ir. A trajetória somos nós mesmos."

"As vezes preciso destruir tudo que já está pronto dentro de mim, para diante das ruínas e do cheiro da poeira, reconstruir e viver..."

"Eu não tenho enredo.
Sou inopinadamente fragmentária.
Sou aos poucos.
Minha história é viver.
E eu só sei viver as coisas
quando já as vivi.
Não sei viver, só sei lembrar-me.”

"Não se preocupe em entender, viver ultrapassa todo o entendimento."

... Ouça: respeite mesmo o que é ruim em você - respeite sobretudo o que você imagina que é ruim em você - pelo amor de Deus, não queira fazer de você mesma uma pessoa perfeita - não copie uma pessoa ideal, copie você mesma - é esse o único meio de viver.
(Clarice, em carta à uma amiga)

"Com todo perdão da palavra,eu sou um misterio para mim"

"Para termos, falta-nos apenas precisar. Precisar é sempre o momento supremo. Assim como a mais arriscada alegria entre um homem e uma mulher vem quando a grandeza de precisar é tanta que se sente em agonia e espanto: sem ti eu não poderia viver. A revelação do amor é uma revelação de carência - bem-aventurados os pobres de espírito porque deles é o dilacerante reino da vida."

.".. não tenho medo das chuvas tempestivas
nem das grandes ventanias soltas
pois eu também sou o escuro da noite..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário